O seu guia para sites .INcrveis

Sobre o YouTop10

De YouTop10.com

Ir para: site, pesquisa

O site mudou de nome durante a Campus Party 2012, ao participar do Wayra Contest. O nome anterior era webmap.in.

Quem foi o maluco que fez esse site?

Oi prazer, pelo que me contaram... meu nome é André Mafei Bezerra e eu nasci em 1983, lá em Anápolis, Goiás. Em 1992 mudei pro Rio (isso eu lembro, não me contaram não).

Eu comecei a brincar de fazer sites logo que comecei a "surfar na rede global de computadores" como se dizia lá em mil novecentos e vovô criança.

Lembro de quando um amigo meu me perguntou se pagava mais caro para acessar um site da China (hehe, bons tempos). E lá em dois mil e pouquinho, lembro de ter pensado: "IMAGINA quando todo mundo tiver e-mail!". Hoje eu penso: "Imagina quando todo mundo aproveitar de verdade a web!".


Da onde ele tirou essa idéia?

Estou acostumado a dar dicas de Internet aos meus amigos, então por um bom tempo a idéia de criar um blog me passou pela cabeça. Mas aí, para terminar a faculdade de Ciência da Computação tinha o que fazer o Projeto Final, que é como chamam na UFRJ o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, leia-se, monografia, leia-se, perrengue, sufoco). Assim pensei... por que não juntar o necessário ao útil e o útil ao agradável? E a conta ficou assim:
necessário + útil + agradável = perrengue maior ainda = site bem legal

A sequência de pensamentos que deu origem ao YouTop10 foi mais ou menos assim:

  • "Certo, se vou ter que ter um trabalhão no projeto final, pelo menos que seja em algo útil, algo que alguém realmente vá usar."
  • "Minha praia é Internet...ummmm"
  • "O que eu posso fazer para ajudar as pessoas a aproveitarem mais da web?"
(depois de muitos pensamentos e idéias... uma boa...)
  • "Vou criar um mapa da web! Mas calma aí... eu não sei tuuudo de web, e pior, as coisas mudam muito rápido."
(pensa, pensa, pensa... pesquisa, pesquisa, pesquisa... pensa, pesquisa... você entendeu.)
  • "Vou criar um mapa no estilo wiki (estilo wikipédia), assim eu coloco o que eu sei e é aberto pra todo mundo colocar um pouquinho do que sabe, e ajudar a manter atualizado. Acho que vai funcionar!"
(aqui entra a parte do "perrengue maior ainda")
  • "Esse sistema da Wikipédia é bom mas não foi feito para fazer mapa... mas se eu modificar aqui e ali... deve dar."
("aqui e ali" se tornaram meses de trabalho. Pesquisando, modificando e criando extensões para tornar o YouTop10 viável)
  • "Mas eu preciso também já ir preparando o conteúdo do mapa."
(Imagine você navegar um dia inteiro na web, agora imagine navegar o dia inteiro na segunda, terça, quarta, quinta, sexta, e um pouco do sábado também. Isso direto por alguns meses, muitas vezes cansado e querendo chutar o balde, mas no final só indicando apenas sites bons de verdade; sites que eu gostaria que me indicassem.)


E aí quando eu menos esperava, ficou pronto. Mentira! Eu já não aguentava mais acordar no meio da noite pensando nesse site. Mas... não é que ficou legal.


Se você leu até o final, obrigado. Mas se pulou direto pro final dessa página ENTÃOOO... tudo bem, eu faço isso também; só que você perdeu uma boa história.


André Mafei Bezerra
andremafei.com